Pesquisadora do Impa é "Jovem Pesquisadora" do CNPq

O CNPq selecionou  vinte e duas pesquisadoras com menos de quarenta anos e bolsistas de Produtividade em Pesquisa, nível 1, que representam 0,2% do total de bolsas PQ femininas. No total de bolsas-ano concedidas em 2013 na modalidade PQ, o percentual feminino corresponde a 36%.
Dentre estas pesquisadoras, está Carolina de Araújo, do IMPA.   O texto seguinte é do CNPq:
 

Carolina Bhering de Araujo nasceu em Niterói (RJ) em 5 de setembro de 1976, e teve a sua formação inicial na Pontíficia Universidade Católica do Rio Janeiro, onde concluiu a graduação em matemática, em 1998. Em seguida, foi aceita para o doutorado em matemática na Princeton University, nos Estados Unidos, com apoio do CNPq. Lá concluiu a tese, em 2004, com o tema “The Variety of Tangents to Rational Curves”, sob a orientação do professor János Kollár. Em 2009, fez o pós-doutorado no Mathematical Sciences Research Institute, na área de geometria algébrica.

Em seguida, ao retornar para o Brasil, tornou-se pesquisadora do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e, a partir de 2006, professora no programa de pós-graduação da instituição. Pesquisadora de produtividade em pesquisa 1D do CNPq, suas linhas de pesquisa concentram-se em três áreas: 1) Geometria Birracional; 2) Curvas Racionais; e 3)Variedades de Fano.

Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), em 2009, e membro da The Mathematical Sciences Reserach Institute - MSRI, Berkeley, também em 2009, Carolina Bhering de Araujo recebeu vários prêmios:  Liftoff Fellow, Clay Mathematics Institute (2004);Travel Grant for Young Mathematicians from Developing Countries - ICM 2006 e ICM 2010, International Mathematical Union (2006 e 2010); Bolsa Auxílio Grant para Mulheres na Ciência, L'Oréal, Unesco e Academia Brasileira de Ciências (2008); e Jovem Cientista do Nosso Estado, Faperj (2009) .

Publicou oito artigos e um capítulo de livro, citados mais de 40 vezes na literatura da área. Já orientou três dissertações de mestrado e duas teses de doutorado.